Ingredientes Ativos

Vitamina C, porquê introduzir na rotina?

Antes de mais, vou já desvendar a minha opinião – Se há ingrediente que torna a rotina da manhã super interessante, é a vitamina C.  É um dos ingredientes que mais imensidão tem de estudos a provarem os seus benefícios. Nesse sentido, nos últimos anos têm havido cada vez mais lançamentos de produtos focados na inclusão deste ingrediente nas formulações. Mas será que trás assim tantos benefícios?  

A vitamina C, é um poderoso antioxidante, que consequentemente representa um papel importante no que diz respeito em manter a pele saudável. Este ingrediente, tem sido muito utilizado na aplicação tópica com foco no tratamento e prevenção de mudanças associadas ao envelhecimento cutâneo e hiperpigmentação. 

Sobre a vitamina C

Em primeiro lugar, o ácido ascórbico é o termo correto para quando falamos de Vitamina C pura. Sendo uma vitamina solúvel em água, é encontrada maioritariamente no espaço entre as nossas células. O facto de não ser sintetizada pelo nosso organismo,  faz com que as únicas formas de a repormos no nosso corpo é através da dieta e topicamente. Depois de veres os benefícios que este ingrediente tem na nossa pele, muitas pessoas vão pensar: ” Really? Vou tomar imensos alimentos super ricos em viatamina C. Não, melhor! Vou tomar suplementos!”  – Pàra aqui!! 

Apenas uma pequeníssima percentagem da vitamina C ingerida irá ter um papel na tua pele. Sim, sem dúvida que na nossa dieta é importante incluirmos alimentos ricos em vitamina C, mas o seu excesso pode causar alguns problemazinhos – vómitos, naúseas, diarreia..

Dito isto, para que ela esteja em boas quantidades na pele, a via oral não é a opção mais eficaz e por isso recorrer a opções tópicas será a melhor escolha. É reconhecida como um potente antioxidante, visto que, tem a capacidade de neutralizar os danos causados pelos radicais livres que poderão causar danos no DNA, lípidos e proteínas prejudicando o normal funcionamento das células e consequentemente evidenciar sinais de envelhecimento.

Também tem um papel importante na qualidade de produção de uma proteína muito importante da nossa pele – o colagénio. O colagénio, de uma forma simplista, é uma proteína que suporta a nossa pele, é a maior responsável pela firmeza e também flacidez de uma pele. A deficiência de ácido ascórbico na pele, leva os fibroblastos a produzirem colagénio instável, consequentemente de pouca qualidade. Para além disso, o ácido ascórbico também tem a capacidade de inibir a degradação deste mesmo colagénio.

Benefícios para a pele

  • Confere luminosidade à pele;
  • Previne envelhecimento precoce – através do seu poder antioxidante e no auxilio na produção de colagénio e prevenção na sua degradação;
  • Fotoproteção – não substitui um protetor solar;
  • Auxilia na hiperpigmentação – inibindo a produção de melanina (aparecimento de manchas) e também reduz a sua oxidação (mancha escura);
  • É a primeira linha de defesa contra a ação dos radicais livres;
  • Está envolvida na síntese de colagénio;

Quem pode utilizar?

Uma dúvida que surge muito, é sobre quem pode utilizar este ingrediente na rotina de pele. Todas as peles, independentemente da idade poderão incluir vitamina C na sua rotina. Inclusive, durante a gravidez. A escolha do que utilizar ( concentração, na sua forma pura ou não), vai depender da pele que estamos a falar, se é sensível, se tem tendência acneica, se está irritada.. 

Considerações a ter na hora de escolher:

Se não tens tendência a pele sensível poderás optar por um produto que contenha ácido ascórbico (vitamina C pura) numa concentração até 20%, que é onde há uma boa eficácia. Caso contrário, poderás optar por utilizar produtos com uma concentração com 10% ou então recorrer a produtos que utilizem derivados da vitamina C.

Para incluir na rotina, poderás optar por o incluir na rotina da manhã ou da noite, no entanto devido aos benefícios que este ingrediente tem, irás tirar mais partido caso o incluas na rotina de dia. Sempre com a utilização de um protetor solar de seguida.

Visto que é um ingrediente que poderá oxidar rapidamente, há algumas considerações que poderás ter na hora de comprares um sérum de vitamina C puro (ácido ascórbico):

  • Embalagens opacas ou âmbar (vidro escurecido);
  • Dispensador que diminua o contacto do produto com o ar e luz (dispensador, pipeta..);
  • Ter outros estabilizadores na formulação: vitamina E (tocoferol), ácido ferúlico. 
Sesderma C-Vit Liposomal Sérum
20% Vitamina C+E Soro de Ácido Ferúlico
Avene A-Oxitive Serum
SKIN&LAB - Sérum Iluminador Vitamina C

Agora que conheces melhor este ingrediente, ácido ascórbico – vitamina C pura, estás mais do que rendida a incluí-lo na tua rotina?

 Se queres incluir novos ingredientes mas não sabes como o fazer e o que escolher de acordo com o teu tipo e estado de pele – vem conversar comigo! 

Comentários fechados em Vitamina C, porquê introduzir na rotina?
pt_PTPortuguese